quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Bastidores: o que você provavelmente não sabia sobre a produção dos filmes. (Parte I)

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1972)

A Fantástica Fábrica de Chocolate foi filmado na Alemanha quase 25 anos depois da segunda guerra mundial e a queda dos nazistas, mas isso não quer dizer que o efeito Hitler não teve impacto na produção, já que o mesmo tinha preconceito contra pessoas com deficiência fisica e isso incluía anões.
Como vocês já devem ter percebido, Willy Wonka contratou vários anões para trabalhar na sua fábrica (os chamados Oompa-Loompas) e isso causou problemas na contratação de pessoas pra trabalhar no filme, pois nos anos '60 e '70 na Alemanha, era dificil encontrar anões adultos, ainda mais uns que pudessem atuar e cantar. Para achar as pessoas que eles precisavam para o filme, os produtores foram forçados a procurar por toda a Europa por uma boa quantidade de atores e nem todos tinham talento para atuação. Se você prestar bem atenção no filme, você verá que nem todos eles estão cantando. Isso porque nem todos eles sabiam falar inglês (ou decorar suas falas) quando foram contratados para o elenco do filme. 

O Mágico de Oz (1939)

Se você ainda não viu esse filme, ou você está numa idade bem abaixo dos 60 anos, ou mora num país bem desconhecido. O Mágico de Oz é um clássico infantil, bastante conhecido e aclamado. Mas isso não quer dizer que naquela época, o mercado cinematográfico era mais justo que hoje em dia. 
Falo isso por conta dos atores que interpretaram os Munchkins of the Lollipop Guild no filme. A história de que um dos Munhckins tinha se pendurado numa das câmeras e aparecido no filme de propósito é só um rumor, mas é fácil saber porque esse rumor começou a se espalhar, quando você fica sabendo que os atores que interpretavam os Munchkins ganhavam apenas 50 dólares por semana pra fazer o seu trabalho. Ok. Não é um absurdo se lembrarmos que o filme é de 1935 e 50 dólares não era tão pouca coisa. Mas aí você fica sabendo que o cachorro que interpretava Toto ganhava 125 por semana! Os Munchkins não estavam ganhando nem metade do que o cachorro ganhava e isso se torna um absurdo levando em conta que eles são seres humanos e participaram do filme com falas, e tudo mais. 

terça-feira, 26 de novembro de 2013

10 melhores filmes da década de '80.

  • Os Fantasmas Se Divertem (1988)
Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinqüenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O'Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um "bio-exorcista", para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle. 
Drew Barrymore em E.T - O Extraterrestre

  • E.T - O Extraterrestre (1982) 
Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.
  • Star Wars, ep V - O Império Contra-Ataca (1980)
As forças imperais comandadas por Darth Vader (David Prowse) lançam um ataque contra os membros da resistência, que são obrigados a fugir. Enquanto isso Luke Skywalker (Mark Hamill) tenta encontrar o Mestre Yoda, que poderá ensiná-lo a dominar a "Força" e torná-lo um cavaleiro jedi. No entanto, Darth Vader planeja levá-lo para o lado negro da "Força".

  • Scarface (1983)
Um criminoso cubano exilado (Al Pacino) vai para Miami e em pouco tempo está trabalhando para um chefão das drogas. Sua ascensão na quadrilha é meteórica, mas quando ele começa a sentir interesse na amante do chefe (Michelle Pfeiffer) este manda matá-lo. No entanto ele escapa do atentado, mata o mandante do crime, fica com a amante dele - mas simultaneamente sente desejos incestuosos por sua irmã (Mary Elizabeth Mastrantonio) - e assume o controle da quadrilha. Em pouco tempo ele ganha mais dinheiro do que jamais sonhou. No entanto ele está na mira dos agentes federais, que o pegam quando ele está "trocando" dinheiro. Mas seu problema pode ser resolvido se ele fizer um "serviço" em Nova York para um grande traficante e pessoas influentes, que podem manipular o poder para ajudá-lo. Porém, a missão toma um rumo inesperado quando, para concretizá-la, ele precisa matar crianças.
  • Star Wars, ep VI - O Retorno de Jedi (1983) 
O imperador (Ian McDiarmid) está supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte. Enquanto isso Luke Skywalker (Mark Hamill) liberta Hans Solo (Harrison Ford) e a Princesa Leia (Carrie Fisher) das mãos de Jaba, o pior bandido das galáxias. Luke só se tornará um cavaleiro jedi quando destruir Darth Vader, que ainda pretende atraí-lo para o lado negro da "Força". No entanto a luta entre os dois vai revelar um inesperado segredo.
  • Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".
  • Clube dos Cinco (1985)
Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia transcorre eles passam a aceitar uns aos outros, fazem várias confissões e tornam-se amigos.
  • De Volta Para o Futuro (1985)
Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.
  • O Iluminado (1980)
Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.
  • Curtindo a Vida Adoidado (1986)
No último semestre do curso do colégio, Ferris Bueller (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio (Jeffrey Jones) e de sua irmã (Jennifer Grey).